A laserpuntura, ou laseracupuntura, é uma técnica que combina os princípios da acupuntura tradicional com a tecnologia do laser. Em vez de utilizar agulhas, essa técnica usa feixes de luz laser para estimular pontos específicos do corpo, conhecidos como pontos de acupuntura. Laser é um acrônimo para Light Amplification by Stimulation Emission of Radiation, ou, em português, Amplificação de Luz por Emissão Estimulada de Radiação. (2) E se caracteriza por uma forma de radiação não ionizante, altamente concentrada, que, em contato com os diferentes tecidos, resulta, de acordo com o tipo do laser, em efeitos térmicos, fotoquímicos e não lineares. A Laserpuntura consiste na utilização da emissão estimulada de fótons procedentes da luz produzida em um dispositivo Laser para produzir um estímulo energético sobre os pontos de acupuntura. A fototerapia laser é uma modalidade de terapia não invasiva, que vem sendo amplamente utilizada no controle e tratamento das mais diversas afecções. Suas propriedades específicas lhe conferem maior aplicabilidade por se tratar de um feixe de luz coerente (toda onda emitida possui mesmo comprimento e mesma orientação), monocromático(único comprimento de onda) e altamente colimado (raios de luz são paralelos e sem divergência). Dentre os efeitos terapêuticos encontram-se o anti-inflamatório, analgésico e modulador da atividade celular.
Classes de Lasers utilizados na Acupuntura
Classe III A : acima de 5mW: não é perigoso se visualizado momentaneamente sem óculos de proteção especialmente quando a emissão tem um feixe divergente e não é totalmente colimado;
Classe III B : de 5mW a 500mW (potência de onda contínua, ou potência média para lasers de impulso): estes Lasers podem produzir lesões oculares se o indivíduo olhar diretamente para eles. Óculos de proteção podem ser recomendados. A lente colimada irá aumentar o risco;
Classe IV : de 500Mw a 8W (onda contínua): são Lasers de alta potência que foram projetados inicialmente para cirurgia a laser. Podem provocar queimaduras graves e lesões em olho ou pele quando utilizado em dosagem excessiva. Óculos de proteção e segurança são precauções necessárias para a utilização dos Lasers de Classe IV.(1,3)
A laserpuntura é frequentemente utilizada para tratar uma variedade de condições, incluindo dor crônica, inflamações,feridas, problemas dermatológicos e distúrbios neurológicos. Ela é especialmente útil para pacientes que têm medo de agulhas ou que apresentam condições que tornam o uso de agulhas inconveniente ou impossível.